História do cinema: origem, evolução, resumo

História do cinema: origem, evolução, resumo

(c) CONTRA-PLONGÉE (com o sentido de “contra-mergulho”) – quando a câmera está abaixo do nível dos olhos, voltada para cima. Os outros dois componentes do enquadramento dependem do ângulo que a câmera está em relação ao objeto filmado. (h) PLANO DETALHE (PD) – A câmera enquadra uma parte do rosto ou do corpo (um olho, uma mão, um pé, etc.). Também usado para objetos pequenos, como uma caneta sobre a mesa, um copo, uma caixa de fósforos, etc. E foi na década de 30 que surgiu o primeiro grande estúdio cinematográfico do Brasil, a Cinédia. O espectador tinha de observar as imagens por meio de uma lente que dava para uma câmara escura do aparelho onde se projetavam as imagens.

Filmes

Posteriormente, a primeira “tecnologia cinematográfica” desenvolvida (primeiramente por Leonardo Da Vinci no século XV, e depois por Giambattista Della Porta no século XVI) foi a “Câmara Escura”. Esse aparato consistia em uma caixa fechada com um pequeno orifício coberto por uma lente que permitia a entrada de luz. Assim, a imagem dos objetos exteriores é projetada no interior da caixa (de forma invertida).

Resumo sobre a história do cinema

O cinema é possível graças à invenção do cinematógrafo criado pelos irmãos Lumière no final do século XIX. Esses foram os primeiros a conseguir passar um filme num ritmo constante por meio de uma película. A primeira apresentação de cinema aconteceu no Grand Café, em Paris, em 28 de dezembro de 1895. Com a Primeira Guerra Mundial, houve um declínio da produção européia, enquanto se assistia a ascensão dos filmes norte-americanos, com o estabelecimento do cinema espetáculo.

Gêneros de filmes

No Dia do Cinema Brasileiro, celebrado em 19 de junho, o Ministério da Cultura (MinC) anunciou um pacote histórico de investimentos no setor audiovisual, totalizando R$ 1,6 bilhão para o próximo ano. O recurso contempla a produção de filmes e séries brasileiras e visa fortalecer o conteúdo audiovisual nacional tanto no mercado interno quanto no mercado global. O evento, realizado nos Estúdios Quanta, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e de diversas personalidades do cinema nacional. Filmes Online HD Nos dias atuais, essa reprodutibilidade técnica, facilitada pelos meios digitais, contribui para o processo de consumo de valores simbólicos, que se reproduzem e se modificam como produtos culturais de visualidade do status quo dos indivíduos na sociedade global. Na contemporaneidade, o cinema é um bem de consumo cultural que deixa pistas das mudanças comportamentais socioculturais globalizadas. Faz parte, portanto, de uma indústria cultural globalizada que uniformiza os valores de reconhecimento das diferenças e na qual os processos de interação do local com o global são parte de um mesmo contexto.

O que é o conceito de cinema?

Nesse estágio, os efeitos especiais são incorporados, o som ausente é regravado e assim por diante. Ao mesmo tempo, a experiência do público nas salas de cinema foi aprimorada, com a modernização de telas, a implementação de projetores digitais e sistemas de som surround, proporcionando uma experiência imersiva ao espectador. A introdução do som sincronizado no final da década de 1920 marcou uma revolução na história do cinema, inaugurando a Era do Cinema Sonoro. A era do cinema mudo se estendeu de 1895, com a primeira exibição pública, até o final da década de 1920, com a introdução do cinema sonoro.

Em seu discurso, o presidente Lula enfatizou a relevância do cinema para a cultura e a economia brasileiras. (d) DE NUCA – a câmera está em linha reta com a nuca da pessoa filmada. É um dos ângulos preferidos do cineasta Gus Van Sant, usado até à exaustão em “Elefante” (2003). (c) PERFIL – a câmera forma um ângulo de aproximadamente 90 graus com o nariz da pessoa filmada.

O fato do filme cinematográfico, isto é, um produto da cultura de massas, estar utilizando uma imagem não canônica não invalida o seu caráter de ruptura com imagens deterministas e estereotipadas. Esse caráter não canônico da representação do Brasil apresentada pelo filme de Meirelles pode acentuar o interesse pela imagem fílmica, ao mesmo tempo em que favorece a inserção de novos pontos de referência (SALIBA, op. cit.). O senso comum se mostra como uma forma de conhecimento efetivamente prático, elaborado a partir do imediatismo do cotidiano. Com esse caráter, a sua imagem como modelo de pensamento é despadronizada, porém não desestruturada.

De acordo com suas características, é comum distinguir entre cinema comercial (que visa captar a atenção do público de massas), cinema de autor (focado nas decisões do diretor) e cinema experimental (com pouca ou nenhuma estrutura narrativa), entre outros. Ainda, o anacronismo é algo bastante presente nas obras de Rafael Sanzio e também nas obras de Shakespeare. Artistas menos conhecidos que esses e dramaturgos também costumavam usar tal recurso em suas obras. Há alunos que comentam sobre fatos do passado e usam elementos do momento atual para analisarem sobre isso. Um exemplo é no caso de alunos que comentam sobre os portugueses terem conseguido dominar a população vasta de indígenas no Brasil.

Leonardo Edde, produtor, diretor e presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) salientou que a indústria do audiovisual promove emprego e inclusão. (c) PLANO FECHADO (“CLOSE-UP) – a câmera está bem próxima do objeto, de modo que ele ocupa quase todo o cenário, sem deixar grandes espaços à sua volta. (a) PLANO ABERTO (“LONG SHOT”) – a câmera está distante do objeto, de modo que ele ocupa uma parte pequena do cenário. Em 1917, foi produzido “O Kaiser”, do desenhista Seth, a primeira animação brasileira.

Material completo para ajudar alunos nos mais diferentes momentos da aprendizagem – dos trabalhos escolares, até a preparação para o Enem e Vestibulares. Com a cor e o som conquistados, em 1930 deu-se a “Idade de Ouro” do cinema. Graças a isso, a partir do início do século XX aconteceram as primeiras tentativas de um cinema em cores , cujos primeiros resultados formais surgiram por volta de 1915. A era do cinema mudo foi marcada por grandes nomes como Charlie Chaplin, Buster Keaton, Greta Garbo e Harold Lloyd. Filmes como “O Vagabundo” (1915), “O Grande Ditador” (1940), “Nosferatu” (1922) e “Metropolis” (1927) se tornaram clássicos atemporais, apreciados até hoje.

Esta sucessão tem que ser maior que 18 pictogramas (ou pequenas imagens), pois de outro modo, a sequência de projeção aparece ao olho humano como um processo recortado e não contínuo. Esses pequenos filmes não eram projetados em uma tela grande, mas sim no interior de uma máquina, o Cinetoscópio, um instrumento individual onde se assistiam filmes de até 15 minutos. No século XIX, muitos aparelhos que buscavam estudar o fenômeno da persistência retiniana foram construídos.

As sombras sempre exerceram fascínio nos seres humanos, o que rendeu inclusive a criação do teatro de sombras. Junto com a literatura, é uma das principais formas de divulgação das histórias de ficção . Além disso, permite que você compartilhe registros de realidades distantes, opiniões, visões de mundo, biografias e outros tipos de histórias. O desenvolvimento de várias tecnologias permitiu gradativamente o uso de novos e melhores materiais para a filmagem . Simultaneamente em projeções exigem proporções de imagem mais especializadas. Também chamada de “finalização”, é a última etapa da intervenção do filme, na qual se acrescentam mudanças e se realizam modificações, geralmente por meio de programas de computador .