Esse modelo de publicidade é muito comum em plataformas de anúncios como o Google Ads. Além das habilidades específicas para o cargo, quem ocupa a função de gestor de tráfego precisa conhecer o marketing digital na totalidade, não apenas a mídia paga. Isso porque a aquisição de tráfego pago e por vezes até do tráfego orgânico serão funções desse profissional. Estas são apenas algumas das métricas mais relevantes para medir o sucesso de uma campanha de tráfego pago. Lembre-se, o objetivo final é sempre gerar um retorno positivo sobre o investimento, portanto, é crucial monitorar continuamente essas métricas e ajustar sua estratégia conforme necessário. Lembre-se, a segmentação é uma parte crucial de qualquer campanha de tráfego pago.
Além disso, o valor pago por clique pode variar com base em um sistema de lances. E em termos de investimento, o Google Ads é o canal que mais recebe dinheiro do orçamento, com 45%. Todos os empreendedores querem ver o seu negócio crescendo e atraindo mais pessoas, e com isso, audiovisual ganhar novos clientes. Isso pode ser Google, Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, entre outros.
Imagine que você tem um programa de afiliados e publica um link de afiliado em um blog. Por oferecer uma ampla exposição do anúncio, permite que ele seja visto por um grande número de pessoas dentro de um curto período. Nesse caso, o foco está na quantidade de vezes que o anúncio é exibido, independentemente de o usuário interagir com ele ou não. O Custo por Mil Impressões (CPM) é um modelo de pagamento em que o anunciante paga uma taxa definida para cada mil visualizações do anúncio.
Principais plataformas para fazer tráfego pago
Há quem diga que o principal benefício dessa estratégia de marketing digital são os resultados rápidos, impulsionados por uma segmentação certeira por parte do profissional responsável pela campanha. Com o tráfego pago é possível verificar os resultados das campanhas praticamente em tempo real. Assim, se algum anúncio digital não estiver funcionando bem é possível agir rapidamente e ajustar o curso da estratégia antes que o CPC ou CPM fiquem muito altos. Por isso, é interessante contar com o apoio de uma agência de marketing digital que tem a expertise para montar os anúncios e fazê-los performar da melhor forma para o negócio em questão. Primeiro, tenha um objetivo claro para suas campanhas, defina a sua persona, escolha o canal para seus anúncios e escolha um método de pagamento (CPC ou CPM, por exemplo). Por fim, acompanhe as métricas de seus anúncios e faça ajustes conforme necessário.
Em termos gerais, recomendamos começar com um orçamento baixo para testar a eficácia do tráfego pago e, assim, ter certeza de que você está obtendo um ROI (Retorno sobre o investimento) positivo. Uma vez que os resultados comecem a surgir, pode-se aumentar gradativamente seus investimentos, lembrando que o céu é o limite. Porém um bom planejamento pode ser a diferença na sua busca por resultados mais satisfatórios. A forma como você paga pelo tráfego do site pode variar, e os modelos de pagamento são estruturados para se adequar a diferentes objetivos de campanha e tipos de anúncios.
Mas com estratégia, quando se trata de tráfego pago, nem tudo é dinheiro. A estratégia de mídias pagas, de forma simples, consiste em pagar para exibir seus anúncios em diferentes plataformas, aumentando o alcance e a conversão das suas campanhas. A principal diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago é o investimento financeiro para aumentar os acessos a uma página específica. Existem várias plataformas para começar uma estratégia de tráfego pago, separamos as principais para você conhecer. Após estabelecer as bases da sua campanha, é hora de criar os anúncios. Eles podem ser gráficos para mídia display ou apenas texto para links patrocinados.
Como escolher a plataforma certa para o seu negócio?
É muito importante passar essas informações para o público certo, para pessoas que realmente tenham grande possibilidade de consumir o que você está oferecendo. Vale ter em mente que essa estratégia também pode funcionar como o empurrãozinho que faltava para que os leads de fundo de funil de vendas decidam converter. Formada em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e certificada em UX Writing pela PUC-Rio e Mergo. Com especializações pela HubSpot Academy, Coderhouse, M2BR Academy e Aldeia.cc, ela acumula 4 anos de experiência criando conteúdo estratégico, que ajudam empresas a vender mais. Essa pode ser uma ferramenta especialmente útil, portanto, para empresas do mercado B2B, ou seja, que vendem para outras empresas.
Quais as principais Vantagens do Tráfego Pago?
Além disso, otimize o conteúdo do seu site com palavras-chave relevantes para atrair tráfego orgânico dos motores de busca. Os canais são os veículos onde seus anúncios serão exibidos ao público. No caso do tráfego pago online, você pode veicular campanhas no Google, nas redes sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter etc.), em plataformas de vídeo, em portais de notícias, em blogs e muito mais. Outro exemplo é quando você ainda não tem orçamento suficiente para investir em campanhas que trazem retorno ou sequer conseguiu planejar seu marketing.
Também é possível ganhar dinheiro com tráfego pago por meio de programas de afiliados. Afiliado é quem divulga produtos e serviços de terceiros e ganha comissão a cada venda. O Facebook Ads é a plataforma de fazer anúncios do grupo Meta, que inclui o Instagram Ads também. Assim, no mesmo gerenciador é possível anunciar nas duas redes sociais.
Você pode trocar links, escrever guest posts, ou até mesmo fazer colaborações em redes sociais. As palavras-chave são os termos que seus clientes em potencial estão procurando no Google. Ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave do Google Ads podem te ajudar a escolher as melhores.
Talvez você esteja se perguntando qual vale mais a pena, o CPC ou o CPM, mas a real é que depende da sua estratégia. Se a sua ideia é levar tráfego real para sua página, já que pagará apenas pelos cliques, com um orçamento determinado para a campanha, o CPC é mais indicado. Isso envolve compreender não apenas o produto ou serviço que você pretende promover, mas também as necessidades e desejos do seu público-alvo.
Como em toda profissão, a experiência e resultados apresentados fazem subir a régua salarial do profissional de tráfego pago dentro da agência ou empresa. A cobrança é feita no modelo CPC, ou seja, cada vez que alguém clica no anúncio. É direcionado para o mercado criativo com intuito de inspirar produções artísticas. Se seu produto ou serviço atende esse público, é possível promover suas postagens em forma de anúncio, com imagens e vídeos. Como o LinkedIn é uma plataforma voltada para profissionais, seus anúncios são mais usados para negócios B2B, ou seja, direcionados para o ramo empresarial.