Ao longo dos anos, o YouTube tem enfrentado cada vez mais críticas sobre preocupações relacionadas a discurso de ódio, extremismo político e desinformação. Assim como outras plataformas de rede social, o YouTube tem sido usado por cartéis de drogas e terroristas como uma ferramenta de promoção e recrutamento. A menos que as pessoas adicionassem um título personalizado, o nome de todos esses vídeos seguia um formato padrão, o que os torna facilmente pesquisáveis mais de uma década depois. Alguns usuários online exploraram esses vídeos, que aparentemente chegam a milhões. Zuckerman e seus colegas não foram os primeiros a vasculhar o submundo do YouTube. Entre 2009 e 2012, por exemplo, os iPhones incluíram um recurso que permitia aos usuários publicar vídeos diretamente no YouTube com apenas alguns toques.
A compra é vista hoje como uma “pechincha” devido ao grande potencial comercial do serviço. Em relação à desinformação, a plataforma afirma que adota políticas para o combate às fake news. Manter-se relevante é um desafio constante para qualquer plataforma que esteja no universo digital, afirma Malu. Pase destaca a presença em diferentes dispositivos e a evolução com transparência em questões como a monetização, embora seja complexa. Quando a Iniciativa para Infraestrutura Pública Digital decidiu estudar o YouTube, parte do ímpeto foi documentar o quão comum é o discurso de ódio e a desinformação na plataforma. O YouTube afirma que a empresa emprega um conjunto de diretrizes para a comunidade desde seus primórdios para estabelecer o que é permitido na plataforma.
Como funciona o Youtube?
Nesses casos, além da remoção do vídeo, o criador corre o risco de ter o seu canal suspenso pela plataforma. A ideia é manter o espectador informado e engajado quanto aos vídeos do canal. Para o criador de conteúdo, esse é um fator de extrema importância, já que, além de aproximar o público, quanto maior o número de inscritos, maiores serão as chances de o YouTube recomendar os conteúdos do canal para mais usuários. As inscrições e notificações são úteis para usuários que acompanham conteúdos frequentemente na plataforma, como canais de YouTubers, por exemplo. Ao se inscrever em um canal e ativar as notificações, você receberá um aviso sempre que um vídeo novo for publicado.
Contudo, como o YouTube é basicamente uma rede social aberta ao público geral, um espectador também pode se tornar um criador e vice-versa. O YouTube sobre o qual falamos — aquele repleto de celebridades, escândalos e conteúdo viral fabricado — conta apenas parte da história. A maior parte existe em momentos de silêncio, em cinegrafistas trêmulos e vozes destinadas a ninguém em particular. Nos últimos anos, o Google enfrentou uma onda de escrutínio por parte de formuladores de políticas públicas, com novas leis e uma enxurrada de regulamentações propostas — sem mencionar uma série de processos antitruste. Mas quando o debate sobre regulamentação se volta para os vídeos no YouTube, o foco é quase sempre o conteúdo que se torna viral, diz McGrady. O YouTube aleatório geralmente não se parece com os vídeos altamente produzidos do WoofDriver, mas ele é uma boa representação em um aspecto.
Quais são os benefícios do Youtube?
Os criadores podem se conectar com seus espectadores através de comentários, enquetes e transmissões ao vivo. Essa interação não apenas fortalece a comunidade em torno do canal, mas também fornece feedback valioso que pode ser utilizado para melhorar o conteúdo. A construção de uma comunidade engajada é essencial para o sucesso a longo prazo no YouTube. A plataforma não apenas revolucionou a forma como consumimos vídeos, mas também influenciou a cultura pop, a música e até mesmo a política.
Com bilhões de usuários ativos, a plataforma oferece uma oportunidade única para campanhas publicitárias, branding e engajamento com clientes. Os vídeos podem ser utilizados para demonstrar produtos, compartilhar histórias de clientes e educar o público sobre serviços, tornando-se uma ferramenta essencial para qualquer estratégia de marketing digital. Em 2006, foi adquirido pelo Google, o que possibilitou a integração de recursos avançados, como algoritmos de recomendação e monetização para criadores de conteúdo. A plataforma evoluiu de um simples site de compartilhamento de vídeos para um ecossistema complexo que inclui transmissões ao vivo, vídeos em 360 graus e conteúdo venda canal youtube em alta definição. Essa evolução contínua tem mantido o YouTube na vanguarda do entretenimento digital.
Ao encontrar um vídeo que você gostou bastante e quiser compartilhar com os seus amigos, há diversas opções para isso. A plataforma se adaptou ao longo dos anos para continuar se tornando atual e relevante. Atualmente, o YouTube possui o “shorts”, uma aba de vídeos curtos, feitos para serem assistidos em celulares, no mesmo formato dos vídeos do TikTok e dos “reels” do Instagram. O Gemini Google pode ser utilizado para obter recomendações personalizadas de investimentos que façam sentido com o cenário atual do usuário. A inteligência artificial consegue utilizar machine learning para compreender grandes volumes de informações acerca do mercado financeiro e de investimentos para fornecer insights de como encontrar melhores opções de investimento. Para treinar o software, use a IA em plataformas como o Google Finance para aprofundar o processo de machine learning.
Em outubro do mesmo ano o vídeo contava com 105 milhões de visitas, contra 101 milhões do “Evolution of Dance”. Essa redução foi em função do envio de episódios completos de séries da televisão e material com copyright enviados pelos usuários. Apesar disso, encontram-se facilmente episódios de séries com menos de 10 minutos, principalmente em desenhos animados, exibidos em TVs pagas.
Os vídeos são organizados em categorias e podem ser encontrados por meio de pesquisas ou recomendações personalizadas. O algoritmo do YouTube analisa o comportamento do usuário para sugerir conteúdos que possam ser do seu interesse, aumentando assim o engajamento na plataforma. Um dos principais fatores que contribuem para o sucesso do YouTube é seu algoritmo, que determina quais vídeos são recomendados aos usuários. O algoritmo considera uma série de fatores, como tempo de visualização, interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) e relevância do conteúdo, para proporcionar uma experiência personalizável e engajante. Entender como o algoritmo funciona é crucial para criadores de conteúdo que desejam aumentar seu alcance e engajamento. Os vídeos podem ser otimizados para mecanismos de busca através de títulos, descrições e tags relevantes, aumentando a chance de serem encontrados por usuários que buscam por conteúdos específicos.
Pesquisas sugerem que o algoritmo do YouTube amplifica a negatividade, reforça estereótipos e oferece aos usuários pouco controle sobre o conteúdo que eles não querem ver. Hellman até pagou para receber o apoio de celebridades por meio da plataforma Cameo para promover seus vídeos. Entre as descobertas, os pesquisadores estimam que o vídeo mediano foi assistido apenas 41 vezes; as postagens com mais de 130 visualizações estão, na verdade, no terço superior do conteúdo mais popular do serviço. Para desvendar esse lado do YouTube, McGrady e seus colegas criaram uma ferramenta que busca vídeos aleatoriamente.
Aproveitando as férias na internet
No início do YouTube, os primeiros vídeos publicados eram curtos, devido a limitações de espaço e upload. Com a evolução da plataforma e a melhoria das tecnologias, o site passou a abrigar formatos mais longos – como podcasts. Qualquer pessoa com acesso a um computador ou dispositivo móvel conectado à internet pode assistir ao conteúdo do Youtube, como também compartilhar os seus próprios vídeos.
A maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, o YouTube, completou 20 anos em fevereiro. Cidesp é blog de conteúdo na internet, um espaço dedicado a fornecer informações valiosas e atualizadas sobre uma ampla gama de tópicos. Desde tecnologia e desenvolvimento web até dicas de estilo de vida e bem-estar, nosso objetivo é oferecer artigos bem pesquisados e escritos de forma clara e envolvente. Cada post é cuidadosamente elaborado para garantir que nossos leitores obtenham insights práticos e relevantes que possam aplicar em suas vidas diárias. Os criadores podem enfrentar desafios como a incerteza de monetização, mudanças no algoritmo, e a responsabilidade de criar conteúdo seguro e responsável, encantador para o público sem violar as diretrizes da plataforma.