Nos primeiros 45 minutos do 1º tempo, Leandro falou sobre os eSports e como os profissionais de jornalismo que atuam com esporte estão lidando com a inclusão do entretenimento acompanhado à informação. A Intel está focada em proporcionar uma grande experiência em termos de conectividade através de novas soluções de mobilidade, imersões mais eficientes e aplicativos de smartcity de vanguarda, além de serviços avançados de transmissão. Além disso, o uso do Cloud Computing foi essencial para garantir o acesso rápido aos dados das competições aumentando, desta forma, a confiabilidade e a segurança perante a perspectiva das equipes.
“Este é um exemplo bem interessante de como a tecnologia RFID pode contribuir com evolução dos esportes”, comenta Alexander Dannias, diretor geral da subsidiária da Confidex no Brasil. “A partir deste exemplo temos planos de levar esta experiência para os clubes de vários esportes no Brasil e América Latina, visando estudar com estas equipes a melhor maneira de criar projetos de RFID na análise de desempenhos de atletas durante os jogos. Oportunidade essa, potencializada pela realização das Olimpíadas de 2016 no Brasil, permitindo aos dirigentes e técnicos introduzirem esta tecnologia nos seus treinamentos”, destaca o executivo. Vemos assim como a tecnologia está em toda parte e faz parte de tudo hoje em dia. A sociedade avança cada vez mais por conta da ciência tecnológica e o esporte sofreu essa influência de diversas maneiras.
Cheio de movimentos rápidos, é claro que a esgrima não poderia depender somente do olhar dos juízes para definir os vencedores de cada partida. Cada inovação que surge no mercado, incentiva os atletas a superarem seus limites, além de dar suporte aos juízes na hora de monitorar as partidas. Conhecer esses e outros fenômenos físicos contribui tanto na elaboração de um modelo razoavelmente realista para a dinâmica de uma bola de futebol em voo. Esse modelo pode servir para simular virtualmente o movimento tridimensional da bola a partir de condições iniciais dadas (posição, velocidade e rotação). O nylon e as demais poliamidas podem também ser moldados sob outras formas, além de fios, possibilitando a confecção de objetos como parafusos, engrenagens e pulseiras para relógios.
Em outros esportes, como o tênis, o artefato principal da análise passa a ser a raquete, e assim por diante. Através do software e da correta programação realizada nele, o analista consegue obter todos os dados que desejar. A análise é possível por meio de marcações e do uso de pequenas filmadoras que trabalham em conjunto para que nenhum dado seja perdido. O item principal, que é a bola (no caso do futebol,basquete, vôlei e handebol) recebe uma programação para que seja reconhecida parada ou em movimento. A avaliação dedesempenhotalvez seja um dos maiores diferenciais entre tantas novidades trazidas nos últimos tempos.
Trata-se de um laboratório voltado para a pesquisa e inovação, a fim de elevar a experiência dos visitantes e fãs em suas partidas. A partir disso, é possível acompanhar os músculos utilizados na atividade, os batimentos cardíacos e o nível de respiração. Como deixamos claro até agora, a tecnologia se tornou uma grande aliada do esporte, proporcionando inúmeros benefícios para o meio.
Análise de desempenho
No início da Guerra, o algodão representaram mais de 80% de todas as fibras utilizadas, e as fibras de lã fabricados e representaram os restantes 20%. Em agosto de 1945, as fibras fabricadas já haviam subido para 25%, e do algodão caíram para 75%. “Foi ótimo verificar que o Hóquei no Gelo também se beneficiou da tecnologia RFID. Como finlandeses, somos fãs entusiastas deste esporte e também conhecemos os desafios que nossa tag precisa vencer para funcionar bem durante o jogo. Estamos felizes que os times de elite confiam no nosso produto”, comenta JarkkoMiettinen, VP de Vendas EMEA. Inclusive, o percentual de brasileiros que fazem exercício físico no seu tempo livre aumentou entre os anos de 2009 e 2020, variando de 30,3% a 36,8% no ano de início da pandemia.
Tecnologias de desempenho
Então, saiba que não é somente para o seu entretenimento, mas também serve como “VAR” para a checagem dos árbitros. Esses dispositivos de segurança garantem que, caso em queda livre o paraquedas não abra, existe um paraquedas reserva que irá abrir automaticamente. No paraquedismo, a tecnologia não fica para trás, inclusive nos últimos anos essa união tem se fortificado bastante. O grande exemplo é o celular, que com as novas atualizações, é capaz de obter dados do desenvolvimento dos exercícios praticados. Só não aprende ou evolui aquele que não quer, aquele que prefere o ábaco ao computador, aquele que prefere a carroça ao avião, aquele que prefere chutar uma bola de capotão em vez de chutar uma bola com a mais alta tecnologia. Hoje vemos uma mudança positiva, mas gradual, na contratação de técnicos, preparadores físicos, fisiologistas, médicos e outros.
Mapa do Site
Hoje em dia, as chuteiras são altamente tecnológicas e praticamente se ajustam aos pés do atleta. Se sua empresa é capaz de olhar para o mundo, ela é capaz de enxergar necessidades e inovar, quer seja trazendo mais segurança aos seus clientes, ou criando um aplicativo personalizado ou qualquer outra solução que tenha a ver com o seu negócio. Permita esse olhar e a tecnologia vai ajudar sua empresa a crescer e prosperar. As razões para esta evolução são inúmeras, e podemos destacar a incrível contribuição da evolução das ciências do esporte na preparação dos atletas em várias áreas como a fisiologia, a biomecânica, a fisioterapia, a nutrição etc.
Nem todas as melhorias tecnológicas no futebol americano, porém, são em prol da saúde, mas também no lado estratégico. No capacete, por exemplo, o quarterback e um jogador de defesa, de todos os times, tem um ponto eletrônico para ouvir qual jogada o técnico escolheu e que deverá ser executada. A ideia foi pensada por Paul Brown e no início houve dificuldades, apostas esportivas como interferência do rádio da polícia e, em uma partida em Nova Iorque, até rádio de aviões, mas a ideia foi abandonada até voltar para o QB em 1994 e chegar ao lado da defesa em 2008. O questionamento a respeito dos limites do corpo é um ponto sempre presente quando se discute a evolução do desempenho dos atletas nas mais diferentes modalidades esportivas.