Inicie pela prática da bocha, solicitando que construam canchas de bocha, observando as características e regras do esporte. De acordo com o número de estudantes, sugira um número de canchas a serem construídas. Explique que nesse momento todos podem contribuir na construção das canchas, não sendo necessário participar apenas da construção do seu grupo. Estimule para que troquem ideias e observem as melhores soluções encontradas pelos colegas. Observe a necessidade de materiais para a construção das canchas, bem como para a prática da bocha.
Mas, antes de começar alguma, é bom conhecer modalidades e seus cuidados. Ao realizar a prática de esportes com regularidade, é possível prevenir e combater doenças como depressão e ansiedade, encontrar um refúgio para o estresse do dia a dia e se tornar um indivíduo mais equilibrado e feliz. Com certeza os reflexos dessa escolha serão vistos tanto na sua vida profissional quanto nas suas relações pessoais. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Esporte, em 2015, mostrou que 90% dos brasileiros pratica alguma atividade física sem o acompanhamento de um profissional capacitado para isso. Esse é um dado alarmante, porque potencializa os riscos de a pessoa se machucar durante o exercício.
Qual é a importância do esporte na escola?
Quando o sinal da escola bate após recreio, todos os estudantes devem retornar para as salas e as aulas irão começar no mesmo horário para todos. Em uma conversa todos temos o direito de falar, portanto, devemos esperar a nossa vez e respeitar a vez dos colegas. Ser o melhor do time ou estar no melhor time não é importante, nem qual esporte ela vai praticar, mas a atividade em si. Permita que ela explore diversas opções e escolha a que mais lhe agrada.
Desde mudanças corporais até variações de humor, características dessa fase, o adolescente precisa aprender a lidar consigo mesmo. Confira nosso portfólio de cursos na área de Educação Física e Esporte e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas. Educar crianças e adolescentes de forma que tenham competência acadêmica, estejam preparados para uma vivência global, fazendo com inovação, contribuindo para o mundo e valorizando o outro. Pescoço, braços, pernas e todo o corpo serão exercitados, para que ele fique mais flexível e não sofra com os efeitos do sedentarismo.
Até mesmo durante alguma luta, em que o indivíduo é o próprio time, é necessário ter respeito com o oponente. A depressão, por exemplo, ao contrário do que muitos pensam, é uma doença que exige atenção e cuidado. Um possível tratamento para esse mal é a prática de esportes, que pode ajudar a diminuir os sintomas.
Praticar esportes: importância, modalidades e como começar
O princípio é evitar que alguém faça uso de recursos que lhes deem uma vantagem sobre os demais. Um elemento central para você se aprofundar para essa sequência de aulas é compreender o que é uma regra. O professor Luís Mauro Sá Martino, doutor em Ciências Sociais pela PUC SP, idealizador do canal Casa do Saber, na plataforma de vídeos YouTube, aborda esse tema de Senhor Esporte forma breve e simples. Para desdobramentos das aulas, incentive a experimentação da bocha, como esporte de precisão, e do salto em distância, como esporte de marca. Observe que os estudantes já terão identificado as características desses esportes, em momentos anteriores. Para essa experimentação, distribua os estudantes em grupos de quatro a seis estudantes.
Quais são os benefícios de praticar esportes?
Lais Yuri, psicóloga especialista no tema, afirma que a prática esportiva não tem apenas importância no desenvolvimento infantil, mas também para o futuro profissional. As habilidades desenvolvidas pelo esporte, defende a especialista, formam profissionais mais competentes e bem-sucedidos. Nesta faixa etária as crianças devem ser incentivadas a desenvolverem a coordenação motora. Brincadeiras, jogos ativos e modalidades como a natação, as danças e os esportes coletivos são os mais indicados. A boa saúde do coração é em grande parte originada de um estilo de vida saudável, que inclui a prática de exercícios físicos. Um corpo parado abre portas para que vírus e bactérias atuem com muita facilidade contra ele.
Explique e comente que as regras existem nos esportes para que todos possam praticar com igualdade e segurança, porém, nas aulas de Educação Física, temos de pensar em adaptar as atividades para que todos se desenvolvam da mesma maneira. Buscar ajuda para incentivar os filhos a praticarem esportes é outro caminho muito válido e nada melhor do que a escola para isso. Busque uma instituição que tem o esporte incorporado às atividades escolares.
Dá-se o nome de esporte às atividades físicas realizadas por pessoas que se submetem a regulamentos e participam de competições. A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações. É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade. Cada esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Existem inúmeras instituições sem fins lucrativos que criam centros de esportes em áreas de baixa renda a fim de focar a atenção dos jovens e adolescentes e ainda distanciá-los da marginalidade e das criminalidades existentes no mundo. O crime organizado existe como organização estruturada e presente em todos os lugares, como sentinelas buscando novas vidas, o esporte tem a importante e difícil missão de mostrar que nem sempre o caminho mais fácil é o correto.