Como conseguir a planta de um imóvel?

Como conseguir a planta de um imóvel?

Veja a estrutura, tamanho e disposição de cada cômodo para entender se eles atendem a suas necessidades, para pensar no layout dos móveis e para saber se o seu mobiliário caberá no espaço. Esses sites oferecem projetos elaborados por arquitetos experientes e suporte gratuito para ajudá-lo na construção de sua casa. As paredes são representadas na planta com traços mais grossos, para destacar a divisão dos aposentos. Nela, é possível verificar onde ficam as portas e janelas, quais são os formatos de cada área, a disposição, o comprimento e a largura dos aposentos. Por essa razão, vamos explicar a seguir como entender a planta de imóvel e em quais detalhes você deve ficar atento.

Ainda, se quiser fazer uma reforma no local após alguns anos, é esse documento que vai garantir que não haja erros durante o processo. Se estiver precisando dos projetos executivos do condomínio, normalmente é entregue a administradora do condomínio e ao corpo de conselheiros, a cópia digital do planta pronta projeto de arquitetura. Se não conseguir, pode solicitar a construtora/Incorporadora do Empreendimento. Cada prefeitura armazena a planta no órgão responsável por fazer o controle urbano da cidade. Geralmente, esse órgão é a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) ou equivalente.

As portas são igualmente relevantes e têm que ser analisadas, pois elas determinam a circulação entre os ambientes. Há uma hierarquia entre as linhas na representação que podem ajudar os leigos na identificação. Todas as informações que estão no desenho são importantes para quem constrói plantas prontas o edifício. Entretanto, existem alguns itens principais que a pessoa que quer comprar o apartamento tem que prestar atenção. A planta de um imóvel deve ser apresentada para a Prefeitura Municipal durante a solicitação de alvará para a construção, por isso ela tem que ser bem completa.

Em seguida, os técnicos do município farão uma vistoria no imóvel e poderão aprovar o projeto. Nesse documento estão especificadas medidas detalhadas das paredes, janelas e portas, como comprimento, largura e espessura. A planta baixa de casas ou apartamentos pode ser entendida também por um documento no qual pode se ter uma noção de como todos os ambientes da casa irão se relacionar. Por exemplo, como será o acesso ao imóvel e como é a sua relação com a área externa do terreno.

Como ter acesso a planta de um imóvel?

Como conseguir a planta de um imóvel na prefeitura SP?

Caso precise de mais informações, você pode consultar o site da Prefeitura de São Paulo clicando aqui. Normalmente, no desenho, há um traçado que delimita o lugar para colocar o fogão, pias, geladeiras, entre outros. Caso haja dúvidas sobre a organização desses pontos, não fique com vergonha e pergunte para o responsável. É obrigação dele responder e explicar qualquer assunto que o comprador não tenha entendido.

O preço e o procedimento para obter uma planta varia de Câmara para Câmara. Para os imóveis localizados na cidade do Rio de Janeiro, o setor responsável pelo serviço é o de Cópia de Planta da Secretaria Municipal de Urbanismo. A planta baixa é o desenho do imóvel projetado horizontalmente e representa uma vista de cima dos cômodos, sem a presença do teto.

Como consultar o registro de um imóvel pelo endereço?

É impossível realizar obras em um imóvel sem que a planta esteja totalmente finalizada. Depois de definida e aprovada pelo proprietário, é este desenho esquemático que vai guiar os responsáveis pela construção para que eles saibam detalhadamente o que fazer. Para atualizar a planta de um imóvel, você precisará da ajuda de um engenheiro – que irá refazer a projeção – e apresentá-la na prefeitura de sua cidade.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o número aparece no carnê como “Cadastro do Imóvel”. Caso o contribuinte tenha dificuldade para encontrá-lo, deve procurar a prefeitura. Para fazer o projeto arquitetônico e estrutural, custará em média entre 30 a 50 reais o metro quadrado e mais as taxas da prefeitura para a liberação. Para fazer somente a planta arquitetônica e estrutural em media 30,00 metro quadrado. Em Belo Horizonte, por exemplo, o portal SIURBE permite obter informações de plantas já aprovadas.

Conte o que precisa e receba até 4 orçamentos

Não precisa se preocupar muito com esses valores, porque no documento estão expostas as medidas de cada área e será mais fácil de assimilar o tamanho dos locais enquanto você observa a representação. Esse modelo pode até ser usado como uma inspiração para a decoração da propriedade. Em ambos os protótipos, é fundamental que haja informações sobre o projeto de iluminação, a parte elétrica, hidráulica e de sustentação do apartamento. Assim como a baixa, ela possui todas essas informações, porém tem ainda a distribuição dos móveis e os pisos representados em diferentes cores para que os compradores entendam melhor. Através de uma consulta ao CEDI (Cadastro de Edificações do Município) é possível emitir o histórico da Edificação. É este documento que comprova a situação da edificação e diz se ele está regular ou irregular.