Em 2018, a Previdência Social registrou 576,951 acidentes de trabalho, que motivaram afastamento dos profissionais de suas funções por algum tempo. Imagine se todos os colaboradores que sofreram esses acidentes tivessem sido instruídos por algum programa de saúde ocupacional em suas empresas, provavelmente esse número seria menor. Empresas que se preocupam efetivamente com a saúde ocupacional, tendem a oferecer diversas formas de prevenir, reduzir e solucionar questões que de alguma forma representem perigo para os seus funcionários, o que torna a saúde ocupacional um meio eficiente de prevenção de acidentes. A boa prática da saúde ocupacional, além de garantir qualidade de vida aos colaboradores, pode elevar a imagem da empresa, que se fortalece quando o negócio demonstra cuidado com seus funcionários.
A prática de exercícios físicos alinhada com hábitos saudáveis, como o consumo consciente de alimentos saudáveis, pode ser um fator importante na manutenção da saúde de qualquer pessoa. Imagine unir esses hábitos ao ambiente de trabalho, sem dúvidas resultaria em alta performance. Quanto à fiscalização ligada a saúde ocupacional, diversos programas obrigatórios são assegurados pela lei, dentre esses estão as 36 Normas Regulamentadoras previstas na Portaria de nº 3.214, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais , e o Programa de Controle de Saúde Ocupacional . É fundamental que o operador seja, primeiramente, qualificado para trabalhar com a máquina. Além disso, ele precisa ter toda atenção quando estiver operando, especialmente quando há outros trabalhadores por perto. As de grande porte envolvem riscos não só para quem as controla, mas também para quem está ao redor.
Dessa maneira, as organizações e empresas devem se preocupar com diversos pontos para garantir a saúde e o bem-estar dos seus funcionários nos seus escritórios. Isso signifique se preocupar também com a saúde psicológica e social dos seus funcionários. A gestão da saúde ocupacional também é função do RH, que precisa estar atento aos cuidados com a saúde e qualidade de vida de cada colaborador, e criar medidas capazes de prevenir riscos e melhorar o ambiente laboral, para que tudo sempre colabore para o bem-estar de todos.
NR 7: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Elas formam as obrigações, direitos e deveres que as empresas e seus colaboradores devem cumprir, buscando assegurar a segurança e a saúde no ambiente de trabalho. Maus hábitos como uma má alimentação, uso de cigarro e bebidas alcoólicas, falta de atividade física, e até mesmo finanças desorganizadas, podem desencadear problemas de saúde, assim como desatenção no trabalho, e oferecer medidas que ajudem nesses problemas, pode refletir na produtividade da empresa de forma positiva. O cuidado estratégico do RH com a saúde ocupacional, resulta em diversos benefícios, ajudando a empresa a diminuir acidentes de trabalho, faltas por doenças, ou atestados inesperados. A saúde precisa ser um pilar importante na cultura organizacional da empresa, para que assim ela demonstra o zelo que tem por seus colaboradores, incentivando hábitos sempre saudáveis. Principais objetivos da saúde ocupacionalUm dos objetivos da saúde ocupacional é cuidar dos hábitos que influenciam a saúde e o trabalho dos funcionários.
Por que conhecer os riscos ocupacionais?
Os Equipamentos de Proteção Individual são importantes, porque, além de atenderem à NR-06, protegem a saúde dos trabalhadores que ficam expostos a riscos químicos, físicos, biológicos e de acidentes de trabalho. A tarde foi dedicada ao debate final sobre o terceiro pacote de segurança marítima, que inclui medidas sobre prevenção de acidentes marítimos, poluição marítima e responsabilidade em caso de acidente. Essas questões são avaliadas para determinar uma série de obrigações da empresa no que diz respeito à saúde ocupacional de seus colaboradores, como por exemplo, a necessidade de contar com uma equipe completa de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT. A prevenção de acidentes de trabalho deve ser uma prática adotada por todas as empresas, sobretudo aquelas com tarefas arriscadas. As normas regulamentadoras caracterizam-se como um conjunto de requisitos e procedimentos relativos à saúde, segurança e medicina no trabalho.
Consideram-se, ainda, dados públicos da Relação Anual de Informações Sociais e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, entre outras fontes públicas. Na série histórica de dez anos , grande parte dos acidentes foi causada pela operação de máquinas e equipamentos Emagrecimento (15%). Apenas em 2021, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, com aumento de 30% em relação a 2020. Análise de riscos seja feita, incluindo tanto os perigos advindos de máquinas quanto aqueles provenientes de outros riscos.
A comissão possui uma quantidade de integrantes variável de acordo com o número de trabalhadores que realizam atividades de risco — tarefas que expõem as pessoas a condições e agentes perigosos. Assim, ele faz parte do PCMSO e serve para comprovar se a pessoa está apta ou não para executar suas atividades profissionais. Seu principal objetivo é manter um acompanhamento preventivo dos colaboradores a fim de evitar o desenvolvimento de doenças, bem como diagnosticá-las de maneira precoce. Já a medicina do trabalho consiste em uma área profissional que visa garantir a integridade dos colaboradores de uma empresa, seja física ou mental. Em outras palavras, médicos podem se especializar nessa área e trabalhar em organizações. Toda empresa deve fazer a conscientização de seus colaboradores, fornecer EPIs e, dependendo do seu porte, fazer o estabelecimento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é obrigatório.
Prevenção de Acidentes de Trabalho: saiba quais as melhores práticas
A partir daí é possível identificar se o indivíduo está saudável ou se durante o período trabalhado adquiriu algum problema de saúde decorrente da função desempenhada. Entretanto, é necessário que a pessoa esteja ciente da necessidade de passar por avaliação médica e concorde com a realização de exames de rotina. Entre os principais podemos citar eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, teste de visão, exames laboratoriais, entre outros, dependendo da profissão exercida. No caso de morte do trabalhador, a emissão da CAT deve ser imediata ao óbito, ou seja, após a constatação do falecimento, a comunicação já deve ser feita.
Se você estiver em uma situação de perigo, não use este site e procure o atendimento presencial ou ligue para 188 – Centro de valorização da vida. Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo. Assim, algo que muitos não sabem é que a ergonomia não compreende apenas aspectos físicos, ela também estuda questões organizacionais e comportamentais.