Além desses fatores, infecções que ocasionam inflamação dos testículos (orqui-epididimite) também podem estar envolvidas. Varicocele, processos infecciosos, exposição a toxinas, obstrução dos ductos de transporte, alterações hormonais e fatores genéticos.
A FIV também é indicada para mulheres que já passaram dos 38 anos, quando o ocorrência de gravidez natural é mais difícil. Para acompanhar o desenvolvimento dos óvulos eles serão colhidos por ultrassom vaginal.
Fertilização Artificial
Com este procedimento podemos avaliar o interior do útero e corrigir possíveis alterações. Podemos dizer que após 12 meses de relações sexuais regulares sem uso de método anticoncepcional, há suspeita de que algum fator esteja dificultando a concepção.
Depois Que O Processo Deu Certo, Muda Algo Na Gravidez?
De acordo com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina, os embriões podem ser descartados após três anos guardados ou direcionados para pesquisas de células-tronco, conforme prevê também a Lei de Biossegurança. “Se existe uma síndrome ou doença hereditária sabida, pode ser feita uma biópsia e descartar os embriões que tenham condições graves”, conta a ginecologista Isabela Fuhrmeister, da clínica Generar, em Porto Alegre.
A fecundação é a união do espermatozoide, gameta masculino, e do ovócito secundário, gameta feminino. Normalmente a fecundação, também chamada de fertilização, ocorre nas tubas uterinas, em uma região mais dilatada chamada de ampola uterina. Para estimular a produção de óvulos, é realizada a administração de medicamentos com dosagem personalizada, acompanhamento através de ultrassonografia e medição de dosagens hormonais durante um período aproximado de 10 a 12 dias.
Quando a cabeça do espermatozoide entra em contato com o ovócito, os grânulos corticais liberam seu conteúdo, uma situação conhecida como reação cortical. Isso faz com que a zona pelúcida altere-se e ocorra o bloqueio da entrada de um novo espermatozoide. Entre as alterações mais significativas, destaca-se a remoção de uma capa de glicoproteínas e proteínas do plasma seminal da região do acrossoma. Além disso, a membrana celular aumenta sua permeabilidade ao cálcio, o que causa um aumento da propulsão e uma maior facilidade na liberação de enzimas do acrossomo.
Qual A Diferença Entre Reprodução Assistida E Fertilização In Vitro?
O IVI é pioneiro em tecnologia de reprodução humana para oferecer os melhores resultados. O sucesso da FIV é mensurado pela taxa que relaciona o número de ciclos realizados com o número de nascidos vivos e o principal fator que interfere nisso é a idade da mulher. Os embriões que atingem o estágio de desenvolvimento esperado, como D3 ou blastocisto, dependendo das características do casal, são transferidos com o auxílio de um cateter para o fundo do útero da mulher. Nessa fase, o crescimento é acompanhado em ambiente controlado, para que, quando atinjam o tamanho ideal, de acordo com a estratégia de transferência embrionária, os embriões possam ser transferidos ao útero da mulher. O cultivo embrionário é a etapa que visa promover o crescimento adequado dos embriões que se formaram como resultado da fecundação do óvulo pelo espermatozoide.
O ideal é que o tratamento de inseminação artificial seja iniciado nos primeiros dias do ciclo menstrual. Assim, a paciente deve receber medicamentos indutores da ovulação, que promovem o desenvolvimento do folículo (estrutura ovariana que contém o óvulo). Tanto os casais homossexuais femininos quanto a reprodução independente (mãe solteira) podem se inscrever na lista de espera para realização de inseminação ou fertilização in vitro com uso de sêmen de doador anônimo. A reprodução assistida é permitida no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina, Clínica de Reprodução Humana em SP para auxiliar nos problemas de fecundação e reprodução humana, facilitando a gravidez, sendo que a idade máxima para a gestação é de 50 anos para mulheres. A infertilidade tem se tornando cada vez mais comum, estando associada a fatores de saúde (como as alterações hormonais) e fatores sociais (como a gestação tardia). Além disso, casais homoafetivos, indivíduos interessados em reprodução independente e famílias com doenças pré existentes contribuem com a crescente demanda por procedimentos de Reprodução Assistida em busca do planejamento familiar.
Teste CGT – Comprovação de compatibilidade genética do casal, especialmente indicado em caso de consanguíneos e quando há conhecimento que um dos membros do casal é portador de uma doença genética. Durante esta fase, alguns embriões podem chegar a bloquear o seu desenvolvimento devido a falhas espontâneas naturais do processo de divisão celular humana. A punção é realizada em centro cirúrgico e sob anestesia, com o objetivo de que a paciente não sinta nenhum tipo de incômodo durante o procedimento, cuja duração é de aproximadamente 15 minutos. Somos a que mais alternativas de tratamento oferece para conseguir os melhores resultados. Esse processo é denominado nidação ou implantação, etapa inicial da gravidez, a partir da qual começa a formação da placenta e o desenvolvimento do feto. O médico responsável pela extração, com o auxílio das imagens geradas, utiliza uma agulha fina para coletar o líquido dos folículos de dentro do ovário. Nas ultrassonografias é possível identificar quando os folículos estão do tamanho ideal para a ovulação.