Em primeiro lugar, o seguro auto é ofertado por empresas seguradoras, que fazem parte da iniciativa privada — ou seja, têm interesses econômicos. Já a proteção veicular funciona por meio de associações cooperativas sem fins lucrativos.
Oferecemos comodidade, tranquilidade e segurança para você e para seu patrimônio no momento em que você mais precisa deixando o seu veículo protegido contra roubo, furto, colisão, incêndio ou fenômenos da natureza. Como você pode ver, a maior diferença entre proteção veicular e seguradoras está no preço do serviço. O primeiro, neste caso, tende a ser significativamente inferior ao segundo.
Por outro lado, se você prioriza mais o preço em relação a qualquer outro aspecto, as associações de proteção veicular costumam oferecer um valor bem mais baixo em relação às seguradoras. É importante mencionar que a modalidade de proteção veicular não conta com uma regulamentação tão forte quanto as seguradoras, justamente pelo fato de o serviço ser prestado por associações.
Seguro Auto Online
Como você está com suas mensalidades em dia, a associação responsável resgatará o dinheiro do fundo comum dos “segurados”. Quando não há valores suficientes neste fundo, todos do grupo devem arcar com os custos.
Avalie A Reputação Da Seguradora
O pagamento incide como mensalidades que os membros associados pagam e que variam de acordo com os prejuízos acumulados. Muitos, por falta de informação e preços baixos, acabam sendo vítimas de golpes e raramente conseguem ser restituídos.
Os associados, como não são considerados consumidores, também não contam com a proteção do código de defesa do consumidor. O seguro, embora em princípio pareça mais dispendioso, é o único que dá garantias legais de recebimento da apólice. Ao contratar uma apólice de seguro, a empresa seguradora garante o seu pagamento e a seguradora esta vinculada proteção veicular Niterói a SUSEP, órgão que regulamenta o setor e esta ligado ao Ministério da Fazenda.
Em qualquer momento em que o carro for roubado, furtado ou danificado, é de responsabilidade dela arcar com os prejuízos, dentro do valor da apólice contratada. Por vezes, ao querer contratar algum tipo de proteção para o automóvel, as pessoas se confundem e acreditam que as empresas funcionam como uma modalidade de seguro. Também para o diretor-presidente do Procon-ES, o consumidor deve estar atento no momento da contratação de uma empresa de proteção veicular, para saber se ela está regulamentada.
A Que O Consumidor Deve Ficar Atento?
Já a proteção veicular, como vimos, é controlada por associações cooperativas e sem fins lucrativos. O preço do seguro auto é calculado com base no perfil do condutor, o plano escolhido e a vistoria realizada no veículo.
Vale A Pena Contratar Seguro Contra Terceiros?
Assim, vale a pena procurar por uma seguradora e realizar sua cotação de um seguro. Além disso, essas empresas não possuem a obrigatoriedade de utilizar peças originais, como acontecem com os seguros. Além disso, ele também precisa saber como ela atende aos seus clientes, e se a maioria estão satisfeitos, como é sua reputação e se ela presta um bom serviço. Nesse caso, elas não são proteções veiculares, mas sim, seguradoras ilegais, que atuam de forma irregular.
Porém, o próprio Procon não recomenda a associação nessas empresas, já que em muitos casos elas atuam na ilegalidade. Com todas essas coberturas, a análise fica mais precisa, no entanto, leva a seguinte questão, as proteções veiculares deixam de ser tão vantajosas quanto aparentam no valor.
É uma parte muito importante, pois é nessa hora que ocorre a verificação das condições gerais e originalidade do veículo. A vistoria prévia e as consultas realizadas nos CPFs e CNPJS dos clientes garante também a qualidade dos associados, evitando fraudes futuras.
O assunto já chegou na Câmara dos Deputados, onde está sendo discutido basicamente pelas seguradoras, corretores de seguros e as chamadas associações de proteção veicular ou cooperativas de risco, que querem entrar no mercado. Dezesseis entidades do setor de seguros, encabeçadas pela Confederação Nacional das Seguradoras, promovem uma campanha de alerta sobre os riscos da proteção veicular.
Mentir nessas respostas para deixar o seguro mais barato pode fazer com que em caso de algum sinistro, a seguradora tenha o direito de se isentar de algumas responsabilidades, o que sairá mais caro para o segurado. Porém, a assistência mencionada anteriormente, e o carro reserva, dificilmente são encontradas na proteção veicular.
Um deles é se a proteção veicular possui um preço realmente mais acessível do que o seguro, e se o custo-benefício realmente compensa. A proteção veicular é um produto comercializado por associações, e que oferece algumas coberturas para o carro.