Como entrar nesse negócio B2B?

Como entrar nesse negócio B2B?

Entenda o que é um script de atendimento ao cliente e confira um passo a passo descomplicado de como fazer um para sua empresa. Também ajudam a prever futuras necessidades dos seus clientes e possibilitam que sua empresa esteja sempre um passo à frente. 6,2 vezes maior de concordar fortemente que o orçamento de atendimento ao cliente acompanhou o ritmo de crescimento da empresa.

Como você pode ver, ter uma estratégia de experiência do cliente B2B que funciona requer atenção e cuidado constantes. Colocando mais ênfase nisso, sua empresa pode ampliar a fidelidade de seus clientes – o que pode vai contribuir para o aumento da receita. Uma vez definidos, esses princípios guiarão consultoria comercial o comportamento de sua organização. Assim, cada membro de sua equipe deve conhecer esses princípios de cor e eles devem ser integrados em todas as áreas de treinamento e desenvolvimento. Dessa forma, fica mais fácil idealizar e pôr em prática sua estratégia de experiência do cliente B2B.

Outra vantagem é a possibilidade de criar ações automáticas e agendar contatos, tornando a comunicação mais rápida e eficiente. A emissão de relatórios de desempenho e do histórico de compras também colabora para a melhoria do atendimento. O cliente pessoa jurídica é aquele que muito provavelmente já conhece seu produto ou serviço em detalhes, pois está vinculado a algum processo ou demanda da empresa na qual trabalha ou é proprietário. Ainda que o foco seja o negócio, esses diversos contatos agregam cargas diferentes ao processo, as quais o vendedor precisa lidar até o momento da conversão. Os vendedores B2B, portanto, contam com maior margem para negociar seus produtos. Afinal, sabem que também ganharão pelo volume de vendas, e não apenas no lucro de cada produto.

O B2C ou business to client, por sua vez, é aquele que acontece entre a organização e o consumidor final. A empresa B2B precisa mirar seus esforços de marketing e vendas nos tomadores de decisão sobre compras na empresa, enquanto a organização B2C direciona ações para diversos públicos-alvo e personas. Uma empresa B2B é aquela cuja audiência é formada por outras empresas (pessoas jurídicas) e cuja solução também é voltada para outros negócios. É o caso, por exemplo, de muitas SaaS, que vendem softwares para outras empresas. Ele vai fazer um diagnóstico profundo das necessidades da empresa e apresentar a solução baseada nessas necessidades.

O que é atendimento ao cliente B2B?

Extensão da base de clientes

O atendimento B2B é a prestação de serviço realizado de empresa para empresa, antes, durante e após a compra. Também podem ser levadas em conta outras questões estratégicas, como a localização de seus negócios, a área em que atuam, seu momento econômico, entre outros. É um conceito diferente de “persona“, que, nesse caso, também levaria em consideração aspectos comportamentais que influenciariam em sua compra, como hábitos de consumo, valores pessoais e costumes sociais. Se a empresa possui umsistema automatizadopela internet para pedidos de baixo volume, nenhum cliente é perdido e o custo poderá ser reduzido de forma significativa. O primeiro passo — e também um dos mais importantes — é trabalhar a manutenção de seus antigos compradores.

Atendimento e Suporte

Ele precisa se sentir valorizado e reconhecido para confiar no vendedor e iniciar a longa jornada de experiência ao cliente B2B. Outra maneira importante de melhorar a experiência do cliente B2B é estar atento aos feedbacks que funcionários que lidam diretamente com essas pessoas e com potenciais leads dão. É daí que podem sair ideias de como melhorar essa experiência e aprimorar as relações com os clientes B2B. O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento. A AeC é uma das maiores empresas de BPO e atendimento ao cliente do país. Todas as suas soluções foram desenvolvidas para otimizar o relacionamento e proporcionar uma experiência personalizada para o consumidor.

Isso aumenta a acessibilidade e te permite prestar um atendimento muito mais eficiente e autônomo ao cliente. Ainda segundo o relatório da Zendesk, 98% dos empresários preferem empresas que oferecem a eles a chance de encontrar as respostas de que precisam por conta própria. Ou seja, além de agilidade, o cliente B2B deseja ter autonomia e só entrar em contato com o escritório quando realmente essa ação for necessária. Sabendo disso, a primeira dica para tornar o atendimento ao cliente B2B mais eficaz é investir em múltiplos canais de atendimento. Hoje, uma oferecer uma comunicação integrada é fator decisório para o cliente B2B. Afinal, ele deseja ter a sua disposição canais de atendimento diversificados para falar com o seu escritório e não ser refém apenas do bom e velho telefone.

Realize pesquisas de satisfação

Estabelecer quantos contatos são necessários para passar a informação e gerar urgência no comprador. Além disso, é crucial entender o perfil de cada um desses tomadores de decisão e o que eles mais valorizam ao realizar uma compra. Quantas vezes o lead interagiu com a marca antes de fechar negócio? Essa e outras informações são cruciais para pensar uma estratégia personalizada para cada prospect.

Além disso, no mercado B2B há diferentes tomadores de decisão, o que contribui também para o nível de complexidade das vendas. Modelo de negócio de empresa para empresa, em que uma é o fornecedor e a outra é o cliente. Pensando na facilidade do uso, excelência no suporte e atendimento ao cliente B2B. Fique de olho nesta questão para não perder lugar para os seus concorrentes. Ou, claro, precise construir relacionamentos melhores com empresas compradoras. O contrato serve como segurança nesse relacionamento, e inclui níveis de serviço e garantias.