Para ter certeza de que o médico atende aos critérios necessários para exercer a profissão, consulte seu nome naSociedade Brasileira de Cirurgia Plástica . Para ser membro dessa entidade, os profissionais fazem uma prova testando o seu conhecimento. Então, verifique com seu cirurgião a possibilidade de tornar a cicatriz o menos evidente possível.
De acordo com os dados, em 2019, foram realizadas 1,7 milhão de cirurgias. Os principais fatores de risco relacionados a complicações no pós-operatório foram tempo cirúrgico maior que 4 horas e associação cirúrgica. O crescimento numérico dos procedimentos da cirurgia plástica aumenta a frequência de complicações, como tem demonstrado a literatura. A segurança do paciente é indiscutivelmente um tema dos mais discutidos em eventos e publicações científicas da medicina, lipoescultura antes e depois e em especial da cirurgia plástica. No que diz respeito ao implante mamário, as complicações mais frequentemente diagnosticadas são contratura capsular, assimetria, infecção e hematoma5. Em estudo realizado no Reino Unido7, a complicação mais frequente foi hematoma (1,5%), seguida por infecção (1,1%) e assimetria (0,8%). A contratura capsular ocorreu em apenas 0,5% de 3002 pacientes analisadas, tendo sido observado um risco cumulativo, surgindo 5 anos após a cirurgia.
Na realidade, não fizeram residência de cirurgia plástica e não possuem o respectivo título de especialista. Em geral são especialistas em otorrinolaringologia ofertando procedimentos numa das áreas mais delicadas da cirurgia plástica, em que até as menores sutilezas podem afetar a harmonia do rosto e provocar uma aparência artificial.
Eis que médicos sem especialização e até dentistas passaram a ofertar a bichectomia e, mais uma vez, são pacientes desses profissionais que procuram cirurgiões plásticos para corrigir eventuais complicações e aperfeiçoar os resultados. Um cirurgião plástico profissional jamais vai omitir de você os reaisriscos da cirurgia plástica, pois mesmo com todo o pré-operatório favorável à intervenção, qualquer cirurgia apresenta riscos que devem ser previamente informados ao paciente. “O cirurgião tem que deixar claro para o paciente quais são os riscos de maneira genérica e daquele paciente particular”, esclarece Nader. Aboudib, presidente da SBCP, sugere ainda que o paciente não acumule várias cirurgias plásticas em uma mesma operação, pois isso aumenta os riscos. Além disso, ele aconselha fazer somente procedimentos que já tenham sucesso comprovado pela classe médica e que tenham respaldo científico.
Saiba As Precauções Para Reduzir Riscos Em Cirurgias Plásticas
Nos primeiros dias após a cirurgia plástica o paciente deve fazer repouso quase absoluto. É preciso ter em mente que qualquer cirurgia plástica representa um grande passo, e que todos os cuidados devem ser tomados para que essa experiência não acabe se tornando um trauma ao invés de trazer os resultados esperados.
Riscos Clínicos E Cirúrgicos
Este “escore” deve ser visto como alternativa de situações borderline para indicação cirúrgica apoiada em evidências científicas. A segunda etapa deste estudo prevê a validação deste escore através de um estudo prospectivo, aplicado em hospitais e Clínicas de cirurgia plástica, em diversas regiões do país. Da mesma forma, o baixo número de pacientes com procedimentos associados impossibilitou análise adequada deste fator. Infelizmente, a casuística provavelmente não foi de tamanho suficiente para permitir maiores conclusões ou associações entre as complicações observadas e os fatores de risco presentes nos pacientes de cada subgrupo de complicações. Verifica-se que as mais frequentes foram hemorragia pós-operatória (45,3%), necrose de pele (44,0%) e infecção bacteriana (21,3%). Vários fatores que predispõem o paciente a apresentar estas complicações são conhecidos, incluindo fatores genéticos ou adquiridos, tais como síndrome antifosfolípide, homocisteinemia, o uso de anticoncepcionais e reposição hormonal, entre outros4. Estudo na década de 70 já apontava que em cirurgias com duração superior a 6 horas aumentava drasticamente a incidência de complicações pós-cirúrgicas cardíacas, renais e pulmonares.
Apneia do sono, uso de cocaína e tabagismo também podem impedir o procedimento, dado o potencial para complicações. Com a pandemia, que promoveu a maior exposição às telas do celular e do computador, o rosto ficou ainda mais em evidência e os médicos já observam um maior interesse por esse procedimento em seus consultórios. “De maneira nenhuma toda cicatriz vira um queloide, que é aquele acúmulo de tecido cicatricial que pode ocorrer no local do corte, com aparência saliente ou rugosa. Isso acontece em uma diminuta parte das cicatrizes, algo em torno de 1%, se considerarmos a população em geral. Nem toda cicatriz pouco estética é isso, há outros problemas, como alargadas, deprimidas e pigmentadas, o queloide é o mais raro de todos”, garante. Para a atriz Maria Laura Soares, por exemplo, o tamanho da mandíbula passou a ser um grande problema e chegou a causar dores na ATM, de cabeça e também no ouvido. Para acabar com esse desconforto e melhorar também sua autoestima, ela recorreu à cirurgia ortognática e conseguiu fazer as pazes com sua imagem.
Quanto à impressão de terceiros sobre o novo aspecto nariz, 93,3% afirmaram se sentir muito ou totalmente contentes. O Conselho Federal de Medicina, em sua resolução, afirma que um médico, ou seja, aquele graduado em medicina, pode realizar qualquer procedimento médico. Portanto, um médico não especializado não estará agindo ilegalmente se fizer uma cirurgia de nariz, por exemplo. Em busca dessa aceitação, garotas de 15 anos buscam a mesa de cirurgia plástica para colocar silicone nos seios. Outro cuidado é evitar a exposição solar até a completa cicatrização da cirurgia plástica. Isso porque a exposição pode aumentar as chances de hiperpigmentação na área, o que deixa a cicatriz mais escura do que a pele ao redor. O risco mais grave e geralmente fatal é o tromboembolismo pulmonar , relacionado à trombose venosa profunda, quando coágulos sanguíneos chegam ao pulmão, condição associada a fatores de risco do paciente.
Quanto Gastarei Na Cirurgia?
Portanto, qualquer procedimento desse porte deve ser pensado com calma, priorizando os benefícios para a pessoa. A cirurgia plástica oferece mais do que o aperfeiçoamento estético, reconstrói a autovalorização, devolve a confiança e a autoestima. Lembrando que, quero retirar o excesso de gordura dos seios e por o silicone. A abdominoplastia é uma cirurgia geralmente feita com anestesia peridural.