Ginecologia Obstetrícia

Ginecologia Obstetrícia

Este profissional poderá te acompanhar em uma rotina de check ups anuais ou semestrais, de acordo com a demanda e idade do paciente. Toque vaginal, que consiste em avaliar os órgãos internos (útero e ovários) com uma mão enluvada. Neste exame, o médico olha para a vulva (área mais externa do órgão genital feminino, veja no glossário). Ele ou ela pode dar-lhe um espelho para que você possa olhar para a vulva também. Este exame é uma boa maneira de aprender sobre o seu corpo e os nomes para cada parte. O estudo “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, da Fundação Perseu Abramo, indicou que 25% das mulheres já passaram por violência obstétrica.

Coordenação de todos os procedimentos necessários para que o parto seja seguro e o mais tranquilo possível. Nossa equipe retornará seu contato para confirmar a agendamento da consulta.

Porém, se durante este período qualquer anormalidade ocorrer, é imprescindível ir ao ginecologista o mais rápido possível. E em caso de gravidez, é fundamental fazer o pré-natal em SP junto ao médico ginecologista e obstetra. Até mesmo antes, as pacientes que desejam engravidar consulta ginecologica devem procurar o médico ginecologista e obstetra. Isso porque o profissional irá passar todas as orientações para que a mulher possa ter uma gestação saudável. O obstetra é o especialista em acompanhar todo o processo de gestação, desde seu planejamento até o pós parto.

Encontrar médico de confiança desta área pode não ser uma tarefa tão fácil. Mas a boa notícia é que a internet pode ajudar na busca de médico ginecologista e obstetra perto de mim. Basta digitar “médico ginecologista e obstetra perto de mim” no Google ou outro site de busca para encontrar a melhor clínica obstétrica em São Pauloe o melhor ginecologista obstetra de SP mais próximos. Todas as dúvidas podem e devem ser tiradas durante as consultas com o profissional. Além disso, o ginecologista também é o médico responsável por detectar e tratar infecções sexualmente transmissíveis (IST´s) em mulheres, como herpes genital, HPV, tricomoníase, gonorréia ou clamídia, por exemplo. No caso das gestantes, a orientação é que a visita ao ginecologista obstetra ocorra pelo menos uma vez ao mês durante os dois primeiros trimestres gestacionais.

Quando devo ir ao ginecologista obstetra?

A dor e ardência ao urinar é um dos principais sintomas de infecção urinária, assim como a urina turva, aumento na frequência em urinar e dor no abdômen. Pode ocorrer após exames ginecológicos e durante os primeiros dois meses de uso do anticoncepcional. O sangramento fora do período da menstruação não costuma indicar problemas ginecológicos graves.

Ginecologia

Desde problemas com a menstruação, acne, oleosidade da pele e ganho de peso, até dificuldades relacionadas ao sexo e sua sexualidade e angústias pessoais. A primeira visita ao ginecologista deve ser logo após a primeira menstruação, pois a partir deste momento a menina se torna fértil, ou seja, torna-se capaz de engravidar e ter um bebê. Diferentemente do que muitos pensam, a consulta com um médico ginecologista deve acontecer frequentemente e não somente quando se existe a constatação de que algo está errado. O profissional da ginecologia é o responsável por acompanhar, orientar e tratar a saúde da mulher em todas as fases da sua vida, desde a 1ª menstruação até a terceira idade.

Entre em contato

Na primeira edição do estudo “Nascer no Brasil”, da Fundação Oswaldo Cruz , esse índice chegou a 45% no Sistema Único de Saúde e a 30% na rede privada. Veja quais critérios usar na hora de escolher o obstetra e qual a importância desse momento para uma experiência mais satisfatória antes, durante e depois da gestação. É importante lembrar que nenhuma dessas vitaminas deve ser tomada por conta própria. É preciso seguir as indicações do ginecologista e, somente após a prescrição, iniciar o uso dessas substâncias. Sim, toda grávida recebe recomendações para tomar substâncias que vão garantir a nutrição do bebê.

Mães por favor mantenham-se calmas, conversem com suas filhas, lembre-se que sua menina está se tornando uma mulher e logo terá novos questionamentos sobre seu corpo, desejos e experiências, por isso tenha tranquilidade e a escute. Você pode acompanha-la ao ginecologista, contudo respeite a privacidade de sua filha, caso perceba que ela ficará mais à vontade se estiver sozinha com o médico ou ainda se ela o pedir, você pode participar da consulta e sair antes, para deixá-la confortável. É comum que os profissionais tenham qualificação como obstetras e ginecologistas para orientar nesses casos, bem como especialização em reprodução humana, podendo diagnosticar, orientar e conduzir tratamentos reprodutivos. Na hora de escolher o médico ginecologista, lembre-se de que ele irá te acompanhar durante toda a sua vida. Escolha alguém com quem se sinta confortável em conversar abertamente para que você tire todas as suas dúvidas sem constrangimentos.

Doenças ginecológicas: quando procurar por aconselhamento médico?

Você pode pedir para que uma pessoa de sua confiança lhe acompanhe durante a consulta e/ou esteja presente durante o exame físico, se isso lhe deixar mais segura. É a especialidade que estuda e cuida da saúde da mulher de maneira integral, com expertise em tratar patologias do aparelho reprodutor feminino. Nesta época também começam a surgir as dúvidas sobre namoros, sobre seu próprio corpo, quando nascem os pelos, quando crescem as mamas. Devido a toda essa mudança na adolescência é muito importante que essa adolescente receba orientação. Devemos também lembrar que há ainda as adolescentes que jácomeçam a namorar nessa fase– e aí o ginecologista é mais importante do que nunca. No teste de Papanicolau o médico coleta uma amostra de células do seu colo do útero com uma pequena espátula e escova.