As igrejas Evangélicas de Missão são as oriundas do protestantismo clássico e tendem a ter uma visão mais conservadora do evangelho. Fazem parte deste grupo os Luteranos, os Anglicanos, os Batistas e os Presbiterianos. Os evangélicos creem que a Bíblia é a palavra de Deus e que, portanto, deve ser obedecida e espalhada entre os povos. Acreditam que Jesus sofreu e morreu como forma de expiação dos pecados da humanidade.
Ela estuda o contexto cultural e político em que determinada tradição religiosa emergiu. A sociologia da religião analisa as religiões como fenómenos sociais, procurando desvendar a influência dela na vida do indivíduo e da comunidade. A Sociologia da Religião tem como principais nomes Emile Durkheim, Karl Marx, Ernst Troeltsch, Max Weber e Peter Berger. O impacto da religião na saúde e na expectativa de vida sempre foi uma área de pesquisa complicada. Parece que as pessoas religiosas – definidas aqui como pessoas que vão regularmente aos cultos religiosos – parecem ser mais saudáveis do que aquelas que não vão.
A palavra religião às vezes é usada de forma intercambiável com as palavras “fé” ou “sistema de crenças”, mas a religião difere da crença privada por ter um aspecto público. Certas religiões também têm uma linguagem sagrada frequentemente usada em serviços litúrgicos. As crenças religiosas também têm sido usadas para explicar fenômenos parapsicológicos, como experiências fora do corpo, experiências de quase morte e reencarnação, juntamente com muitas outras experiências paranormais e sobrenaturais. Diferentes religiões podem ou não conter vários elementos que vão desde o divino, coisas sagradas, fé, um ser sobrenatural ou seres sobrenaturais ou “algum tipo de ultimidade e transcendência que fornecerá normas e poder para o resto da vida”. As religiões têm histórias e narrativas que podem ser preservadas em escrituras, símbolos e lugares sagrados, que visam principalmente dar sentido à vida. As religiões podem conter histórias simbólicas ou metafóricas, que às vezes são consideradas verdadeiras pelos seguidores, que também podem tentar explicar a origem da vida, o universo e outros fenômenos.
Origem
No entanto, quando procuramos outro tipo de classificação, o budismo nos parece muito descentralizado. Distribuição geográfica das religiões mundiais ao redor do mundo. Podemos apenas concluir que existe uma associação entre a frequência religiosa e o aumento da esperança de vida.
O judaísmo é a mais antiga das três religiões abraâmicas, teve sua origem por volta do século VII a.C. São considerados judeus, não só os adeptos da religião como também os descendentes, preferencialmente, nascidos de uma mãe judia ou convertidos. Essas três religiões configuram-se como as principais fundamentadas no monoteísmo (crença em um só deus) no mundo e pilares da cultura ocidental. Além da crença em um só Deus, as três religiões têm sua origem em Abraão, personagem presente no livro do Gênese, no Velho Testamento, e. As diferentes religiões se distinguem a partir de suas doutrinas.
E embora hoje, até 90% da população crente africana seja adepta do Cristianismo ou do Islã, estima-se que ainda existam cerca de 70 milhões de crentes (aproximadamente 10%) que seguem algumas das religiões tradicionais deste continente. As religiões tradicionais africanas são todas aquelas que têm sua origem nas diferentes civilizações da África. Sua tradição é oral (ao contrário das indo-europeias, por exemplo, que são escritas) e Geralmente são animistas, ou seja, defendem que tudo o que existe é dotado de alma.
5. Religiões tradicionais africanas
Portanto, não há crença de que haja um ou mais Deuses com poder incomensurável e vontade infinita. O budismo e o taoísmo são exemplos claros (embora alguns os considerem filosofias em vez de religiões) de religiões não teístas. Os principais sistemas religiosos e tradições espirituais do mundo podem ser classificadas em um pequeno grupo de religiões mundiais, mas não há um critério definido para o termo. A busca por uma definição começou no século XVIII, orações quando tentou-se observar o nível de civilidade das sociedades humanas ao redor do mundo. Muitas teorias têm tentado explicar qual seria a primeira religião, até o século XVIII, incentivado pelo cristianismo era comum a ideia de que a primeira religião do mundo era monoteísta, centrada em um único Deus. Outros pesquisadores no entanto argumentam que o politeísmo já era praticado desde a pré-história, pelo mais diversos povos, antes do monoteísmo.
Cultura Islâmica
O espiritismo é monoteísta e tem uma relação com o cristianismo, tendo a figura de Jesus, não como um messias, mas como um exemplo moral a ser seguido. Outra vertente surgiu com o Cientificismo, o socialismo e o anarquismo. Todos esses movimentos negavam a existência de Deus e queriam destruir a religião como instituição. Marx afirma que a religião é o “ópio do povo”, no sentido que ela o deixava anestesiado e sem iniciativa para lutar contra as injustiças sociais.
Ela possui elementos da cultura nas religiões africanas com os seus Orixás, indígena, católica e espírita. O Budismo surgiu 600 a.c, fundada pelo Buda Siddharta Gautama que passou os seus ensinamentos sobre a necessidade do ser humano procurar a realização completa da natureza humana para encontrar assim a verdadeira paz espiritual e poder trazer harmonia por onde passa. Com aproximadamente 2.2 bilhões de adeptos, o cristianismo ainda é a religião mais praticada no mundo todo.