Principais desafios de comunicação Digital

Principais desafios de comunicação Digital

Em uma jornada de evolução, apenas 47% das empresas possuem o gestor como principal canal da empresa com os colaboradores e 39% delas aumentaram seus investimentos em capacitação dos líderes como comunicadores. Se sua companhia precisa de apoio para criar uma comunicação interna gere mais engajamento, mais pertencimento, confiança e produtividade, conte com a Planin. Temos profissionais especializados em construir ambientes corporativos prontos para os desafios dos novos tempos por meio da comunicação. As lideranças precisam estar preparadas para a construção de relacionamentos positivos por meio da comunicação e estar versadas nas possibilidades de apoio e recursos que a empresa ofereça para cada caso e cada dificuldade. Exatamente por isso, as companhias estão apostando em programas de Comunicação para Gestores, além de treinamentos sobre empatia e como melhorar o relacionamento entre as equipes.

Podemos prever que, em 2022, as organizações desfrutarão ainda mais desse aplicativo. Para isso, uma boa opção é o Suiteshare, que permite aautomação dos serviços de atendimento ao cliente, integrando a ferramenta com outros aplicativos de comunicação. Porém, a pesquisa Martech 2018 revelou que 69,9% das empresas entrevistadas já têm uma ferramenta de automação. Com isso, conseguiram gerar mais leads do que aquelas que utilizam um software específico. Isso sem falar da elevada taxa de conversão de visitantes em leads (1,1%, contra 0,7% das empresas que não usam uma ferramenta de automação).

O IGTV é a nova plataforma de vídeos do Instagram e já mostrou que veio para revolucionar a produção audiovisual dasredes sociais. Se trata de uma ferramenta focada em produtores de conteúdo que não conseguiam publicar vídeos maiores (devido a especificações técnicas) no Instagram. Páginas institucionais em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e Vimeo também podem ser uma boa pedida. Desenvolva sua estratégia levando em consideração os canais que se adequam à sua audiência. O mais importante é saber que os vídeos são altamente engajadores e podem ajudar a encantar o seu consumidor.

Mas isso não quer dizer que o big data vai deixar de existir ou que a inteligência de negócios vai deixar de olhar para infinidade de dados sobre usuários e consumidores. Entre as experiências híbridas, é possível pensar também nas operações omnichannel. A possibilidade, por exemplo, de comprar um produto no e-commerce e retirar na loja física em menos de 1h já é uma realidade. E esse tipo de experiência deve ser aprimorada em 2022 para atender melhor o consumidor da era digital e pós-pandemia. Em pesquisa realizada pelo Google entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, a maioria (44%) das empresas brasileiras respondeu que já estava utilizando o formato híbrido. Em geral, os profissionais veem esse formato com entusiasmo (51%) e confiança (47%).

Quais as principais tendências e desafios da comunicação?

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Esses acabam, muitas vezes, ficando desconectados das novidades, metas e projetos da instituição, o que significa um grande problema para toda a equipe. O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos. Somos profissionais apaixonados pela construção de narrativas estratégicas e criativas que contribuem para a felicidade das pessoas.

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Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade. Para 69% dos entrevistados, os dados primários são essenciais para suas estratégias e campanhas, já cerca de 72% avaliam que têm acesso a dados de qualidade. Existem diversas medidas que podem ser implementadas com o intuito de evitar ou corrigir problemas que possam afetar negativamente a comunicação corporativa. É necessário estabelecer metas que vão além de somente “distribuir avisos”. Por esse motivo, em vez de avaliar quantas pessoas clicaram em um e-mail enviado, que tal mensurar os impactos que a mensagem gera em relação a comportamentos, atitudes e conhecimento?

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Perfis como Miquela, noonoouri e, no Brasil, a SATIKO, já têm milhares de seguidores e parcerias com empresas. A rede social que popularizou os vídeos curtos já tinha diversos influenciadores indicando produtos nos seus conteúdos, enquanto os seguidores imploravam pelo link de compra nos comentários. Além disso, uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 82% das pessoas seguem alguma marca ou empresa no Instagram, e 52% já compraram algum produto ou serviço que descobriu na rede social. Para as empresas e os consumidores, era hora de conter gastos diante de um cenário tão incerto. No marketing de conteúdo, porém, 2022 deve trazer o desafio de incorporar os dados à produção de conteúdos, de maneira que eles sejam mais informativos e relevantes. As discussões sobre o uso de dados estão aquecidas, especialmente pensando em proteção e privacidade.

Nos dias atuais, com o crescimento da tecnologia, é possível utilizar canais mais modernos, como notebook, smartphone, redes sociais, aplicativos, entre outros. O maior problema é que muitas instituições ainda contam com uma estrutura conhecida como comando e controle. Nela, algumas decisões são tomadas pela alta gestão sem consultar outros membros da equipe, sendo acatadas pelos demais trabalhadores da companhia. Construir uma excelente comunicação corporativa capaz de dar voz aos colaboradores, parceiros e investidores é fundamental, tendo em vista que ao contrário a companhia pode fracassar. Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

Outro estudo, realizado com 134 empresas brasileiras pela consultoria Mercer, afirma que 84% delas investiu no aumento da agilidade na comunicação e na transparência como os principais meios de atenuar crises internas. Bueno confirma que, no Brasil, apenas algumas organizações possuem uma política de comunicação estruturada que sejam adequadas às estratégias da empresa. Outras questões observadas pelo autor que vão do 1º ao 8º capítulo, são referentes aos riscos de governança ligados aos negócios da empresa; interatividade e a convergência das possibilidades whatsgb.com.br/whatsapp-gb-pro/ de participação dos funcionários na comunicação interna. Acompanhar as tendências da comunicação interna permite avaliar a evolução do setor e se manter constantemente atualizado para oferecer a melhor experiência para os colaboradores. O profissional da comunicação precisa estar atento, ano após ano, sobre os direcionamentos e quais caminhos seguir, de acordo com o que o mercado está indicando. E se você quiser acompanhar mais conteúdos sobre comunicação interna, endomarketing, RH e TV corporativa, acesse o blog da SuaTV e fique por dentro.