No início, o homem interpretava o tempo por meio do relógio solar. Com novas invenções, os relógios passaram Timer a ser mais precisos e menores. E 539 a.C., na Mesopotâmia, foram os primeiros a marcar a passagem do tempo.
Criamos mecanismos para os décimos, centésimos e milésimos de segundo e frações de tempo tão pequenas que só os cientistas se preocupam com isso. Sem desmerecer a validade desse esforço, prefiro ficar com a beleza e a história dessa maquininha. Como jóias, tinham a característica do artesão e freqüentavam a corte embelezando senhoras e senhores da nobreza, assim como o ambiente dos castelos. Nessa luta para tornar-se senhor do tempo, o homem acabou também por criar uma máquina que o escravizaria. Supõe-se terem sido os chineses os responsáveis por essa curiosa invenção; daí o nome ?
… Por volta de 1500, Peter Henlein, na cidade de Nuremberg, fabricou o primeiro relógio de bolso. O diâmetro das rodas dentadas obedece a uma relação que permite a um dos cilindros — o segundo ou o terceiro, habitualmente — girar conforme a revolução de uma hora, o que lhe dá a função de marcar os minutos. Uma engrenagem simples denominada de movimento, com redução de 12 por 1, faz impulsionar o ponteiro das horas. A mola é dotada de um mecanismo de lingueta para dar corda ao relógio, se for necessário.
Deve-se notar que, no início do século XIX, o relógioapressou-se apenas em uma corrente que estava presa a um bolso especial de um colete. Assim, o relógio fazia parte integrante do traje, representando um acessório prático e elegante. Alguns pesquisadores acreditam que o primeiro relógiotais planos foram feitos na ordem especial de Napoleão como um presente para sua irmã Carolina Murat, que era a rainha de Nápoles. Estes relógios eram feitos de prata e equipados com um belo mostrador com algarismos arábicos.
Quando surgiram os primeiros relógios?
Os primeirosrelógios mecânicos, muito rudimentares, surgiram por volta de 1200 no norte da Europa, na região da atual Alemanha. Clepsidra A clepsidra foi o primeiro relógio criado pelo homem de forma a permitir a medição do tempo a qualquer hora do dia ou da noite, sem depender da luz dos astros. Mas ainda não era preciso, pois a variação da temperatura alterava a viscosidade da água, o que tornava o fluxo irregular. Achei muito legal saber mais sobreo relógio do sol, ainda mais porque não precisa nem de corda e nem de bateria, mas ainda to curiosa para saber como o relógio do sol foi criado. Existem informações que contam que foi a empresa Patek Phillippe que, no final do século XIX, inventou o relógio de pulso. No entanto, ainda atribuem a Alberto Santos Dumont a honra de ter tornado o relógio de pulso, um item de uso diário entre os homens.
Quem inventou que o dia tem 24 horas?
Os egípcios e babilônios decidiram dividir o dia do nascer ao pôr do sol em doze partes que são chamadas de horas. Eles também dividiram a noite, do pôr do sol ao nascer do sol, em doze horas. Enfim, essa coisinha corriqueira, que é um relógio, é o resultado e enormes desafios vencidos ao longo da história do homem. Com a necessidade de medidas mais seguras, surgiram a clepsidra (o relógio a base de água) e a ampulheta .
Aproximadamente em 1500, o serralheiro alemão Peter Henlein iniciou a construção de pequenos relógios com mola. Segundo historiadores, o primeiro modelo do que seria o popular relógio de pulso foi feito no ano de 1814 pelo relojoeiro Abraham Louis Breguet. Abraham teria feito esse relógio por encomenda de Carolina Murat, a princesa de Nápoles e irmã do famoso Napoleão Bonaparte. Como tudo na vida é um processo evolutivo contínuo, a invenção não teria sido possível sem ele. Surgimento pessoal baseado na criação de designs inovadores, relógios de parede pessoais para anunciar o tipo de empresas, relógios modernos de decoração para casa.
Dica 1: como surgiu o relógio?
Posteriormente, os egípcios criaram ampulhetas, objeto que passava areia de um recipiente para outro em determinado espaço de tempo. Sendo assim, os relógios são máquinas destinadas a medir o tempo. Logo, possui intervalos regulares ligados a um dispositivo contador afim de registrar movimentos.
Para isso, funcionam a partir de lasers que rastreiam as vibrações dos átomos de estrôncio. Além disso, o NIST ajustou erros e o relógio pode levar 15 bilhões de anos para perder algum segundo. Em 1386, o bispo da catedral de Salisbury comprou um relógio para a catedral feito com engrenagens de rodas de ferro. Devido ao formato, o modelo ficou conhecido como “Ovo de Nuremberg” e composto por ferro, com corda para quarenta horas e “Mola Espiral”. Com essa criação, foi possível ampliar outras invenções, principalmente na Europa.