Para agilizar o cálculo do BDI, alguns gestores adotam o padrão de 21%. Todavia, se você calcula o BDI com essa porcentagem padrão a todos os casos, a alocação de recursos ficará prejudicada.
Ou seja, abrange todos os gastos que não estão diretamente ligados com as atividades-fim. Portanto, o cálculo do BDI, deve refletir a situação real da obra e calculado de maneira correta irá favorecer a elaboração de um orçamento adequado e uma estimativa pertinente do custo global do empreendimento. Por fim, o BDI é um cálculo de extrema importância no orçamento de uma obra. Erros no cálculo desse valor podem comprometer o orçamento de obras e até menos a saúde financeira da empresa. Com a Orça Fascio é possível calcular o BDI de forma 8x mais rápida, em um sistema 100% seguro e atualizado. Além disso, o acervo completo de tabelas de preços e consultas, levando em consideração o SINAPI, contribui para um resultado excelente. Por fim, vale destacar que é possível ajustar o preço da composição levando em consideração o valor dele e sem também, o que garante maior flexibilidade.
O BDI é parte integrante da formação do preço de venda dos serviços de engenharia. Todos os encargos trabalhistas e sociais entram como planilha de medição de obra custos de mão de obra. Já para os equipamentos são levados em consideração fatores como tempo de uso e aproveitamento, entre outros.
Roteiro financeiro coerente é muito importante para o sucesso de um projeto, desde o mais simples até o mais complexo. Existe mais de uma forma de fazer essa conta, mas uma boa ideia é usar a fórmula sugerida pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos .
Controle Financeiro: Impossível Sem O Bdi
Confira no vídeo abaixo como elaborar sua própria composição de BDI para adicioná-la em seus orçamentos. Assim, se for muito elevado, pode significar perda de competitividade da construtora no mercado. Margem bruta de contribuição – É a lucratividade prevista para o projeto.
Além disso, os valores para as variáveis que compõem o BDI devem ser selecionados de maneira tecnicamente correta e bem justificada. São aqueles que não podem ser atribuídos diretamente aos insumos aplicados. No caso do equipamento, consideram-se outros fatores apropriados, como rendimento, ociosidade etc. O cálculo do BDI, quando realizado de forma correta, possibilita que o responsável pelo orçamento detalhe cada item presente no documento.
É a porcentagem cobrada pelo governo em virtude do faturamento da obra. Leva em consideração todas as despesas físicas para a implantação da obra, além das despesas para a administração da obra, que podem ser tanto fixas como mensais. Um dos maiores erros que um gestor pode cometer no cálculo do BDI é tentar fazer todos os cálculos manualmente sem ajuda de um software de automação. Afinal, devem ser levadas em conta diversas variáveis muito complexas, as quais demandariam dezenas de horas de trabalho.